Thursday, September 24, 2009

... armadilha da liquidez .. " Keynes "


Na economia monetária, uma armadilha de liquidez (liquidity trap) ocorre quando a taxa de juro nominal se aproxima de zero ou o atinge e a autoridade monetária se vê impedida de estimular a economia usando os instrumentos tradicionais da política monetária. Nestas circunstâncias, as pessoas não esperam grandes retornos dos investimentos físicos ou financeiros e mantêm os seus activos em depósitos bancários de curto prazo em vez de fazer investimentos de longo prazo. Isto torna uma recessão ainda mais severa podendo contribuir para um clima de deflação.

Em circunstâncias normais a autoridade monetária (normalmente um banco central ou ministério das finanças) pode estimular a economia reduzindo a taxa directora ou aumentando a base monetária. Qualquer das duas medidas deve aumentar os empréstimos e financiamentos, o consumo e o investimento fixo. Quando a taxa de juro relevante se aproxima de zero ou o atinge, a autoridade monetária não pode proceder a reduções adicionais nas taxas de juro para estimular a economia (dado que as taxas de juro nominais não podem descer abaixo de zero). Portanto, perde a capacidade de influenciar a economia através do canal taxa de juro.

A autoridade monetária pode aumentar a quantidade de dinheiro em circulação na economia, mas os métodos tradicionais de política monetária não injectam dinheiro novo directamente na economia. Ao invés, a nova liquidez criada tem de ser injectada na economia real através de intermediários financeiros tais como os bancos. Num ambiente em armadilha de liquidez, os bancos evitam atribuir empréstimos e a nova liquidez criada pelo banco central fica assim presa por detrás de financiadores relutantes.


.. por isso a bolha no mercado acionário .. tiveram que colocar o numerario em algum lugar .. o problema é que o tiro normalmente nesses casos sai pela culatra .. uma hora a grana acaba ..

... resumindo ... na economia real ninguém faz nada ... para os leigos aonde se lê armadilha da liquidez .. leia-se : o pior cenário possível ..

... a pergunta não é o que acontece quando se adotam juros zero ... é o que já aconteceu para chegar a esse ponto...

.. as pessoas não compram .. as empresas não investem e temos a chamada "estagdeflação" ..

... com certeza o cenário perfeito para uma onda primária 3 devastadora ... dow jones 1000 pontos ??? pode ser ... tem muita gente achando isso ...


... coitado do FED ...


0 comentários:

Post a Comment